Iniciar bibliotecas

[Workshop Utilização do Calibre - Secção C]

Módulo C2 [prático / 3 minutoS]

Título: Iniciar bibliotecas pré-configuradas

Antes de adicionar ebooks é necessário definir a biblioteca onde vai trabalhar

Pré-requisito: Pasta com biblioteca pré-configurada

O procedimento indicado abaixo é executado com recurso ao conteúdo da pasta "BibliotecasCalibre" distribuída no pacote de ficheiros desta formação.

Para utilizadores avançados: está igualmente disponível um ficheiro calibreteca.zip na pasta "Formação / Biblioteca Vazia". Descompactar para uma pasta e renomear para criação de uma biblioteca pré-configurada.

Adicionar biblioteca pré-configurada

1- Abrir o Calibre

2- Na barra de ferramentas: carregar no botão "Bibliotecas" (ícone dos livros em estante) e escolher a opção "Alterar/Criar biblioteca..."

3- Escolher a opção "Utilizar uma biblioteca já existente no novo local"

4- Carregar no botão de pastas (ícone à direita) para procurar a pasta de destino.

5- Navegar até ao local onde está a pasta da biblioteca que se quer usar (no exemplo em BibliotecasCalibre\Geral)

Nota: Não abrir a pasta, apenas selecionar!

6- Carregar no botão "Selecionar a pasta"

7- Ao voltar à janela anterior, carregar em "Confirmar"

8- O Calibre abre a nova biblioteca (vazia). A biblioteca fica memorizada no menu "Bibliotecas" e o processo fica concluído.

Concluído!

Extra: Criar uma segunda biblioteca: repetir o mesmo processo (desde o ponto 2) mas agora para a biblioteca na pasta "Trabalho".

Ficará com duas bibliotecas, uma para trabalho nos ebooks, a outra para os livros já organizados.

Agora já pode alternar entre bibliotecas ou mover livros de uma biblioteca para outra.

Ponto de situação

- Criou duas bibliotecas a partir dos ficheiros recebidos = Módulo concluído!